Psicologia social
Módulo 3- Psicologia Social
Introdução- como animal social, o ser humano desenvolve-se no meio em que está inserido e dá-se com diversos grupos, indispensáveis para o desenvolvimento. A nossa vida é passada com eles, a pensar neles e a interagir com eles.
Existe uma área da psicologia, que tem um objeto de estudo da forma como pensamos e nos comportamentos em diversas situações no contexto social.
Conjugação social- estuda a forma como pensamos acerca dos outros e de nós, como formamos impressões e tentamos compreender os nossos comportamentos.
Influência social- estuda a forma como os outros influenciam o nosso comportamento.
Grupos Sociais
Grupo- é uma unidade social constituída por duas ou mais pessoas, existindo entre eles uma interação estável e duradora, com a partilha de normas e valores e por interesses, objetivos e aspiração comuns.
Exemplo: Equipa de futebol do SLB
Nota: Não se deve confundir um grupo com um aglomerado de pessoasyw ou com uma categoria sociológica.
Aglomerado- conjunto de pessoas, que até podem interagir por breves momentos, têm a comum característica de se encontrarem fisicamente próximos.
Exemplo: Pode ser dito que os espectadores de uma prova de triatlo são um aglomerado de pessoas e que determinados grupos etários são uma categoria sociológica.
Quanto à dimensão Quanto à duração Quanto aos valores e aos objetivos Quanto à amplitude
Primários- a intenção é mais frequente, comunicam de modo mais informal, mais espontânea, mais pessoal e direta. Tudo se baseia numa maior intimidade e afetividade em vez de motivações de ordem funcional.
Secundários- a interação é indireta, há uma escassa vinculação afetiva. Há apenas a cooperação e solidariedade tendo em vista interesses laborais e funcionais. Há mais elementos e sistema de estatutos e papéis rígidos e impessoais.
Atitudes- são crenças e sentimentos que nos predispõem a agir de uma forma positiva ou