Ética
Departamento de Filosofia e Teologia
Prof. Pedro Cáceres
________________________________________________________________
FILOSOFIA
LIVRO V – ÉTICA A NICÔMACO
Goiânia/GO
2011
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC/GO
Departamento de Filosofia e Teologia
Prof. Pedro Cáceres
________________________________________________________________
ANA CARLA TELES BUENO
FRANCINETE LEMES DE ASSUNÇÃO
MARINA PIRES NEDER
SWAMI RIBEIRO
WAGNER BATISTA CARVALHO JUNIOR
TURMA: C04
Goiânia/GO
2011
ÉTICA A NICÔMACO – LIVRO V
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco – Livro V. In: Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores, da filosofia ocidental. O conjunto das obras de Aristóteles é conhecido entre os especialistas como corpus aristotelicum. Dentre suas publicações se destaca a “Ética a Nicômaco", a "Ética a Eudemo" e "Grande Moral ou Magna Moralia". No “Livro V da Ética a Nicômaco”, aborda o tema Justiça, classificando-a e descrevendo essas classificações.
Em seu texto, Aristóteles julga que no que diz respeito à justiça e a injustiça, deve-se indagar com que espécie de ações estas se relacionam, que espécie de meio termo é a justiça.
Para Aristóteles, a Justiça é a virtude completa, podendo ser considerada a maior das virtudes, inclusive no mais próprio e pleno sentido do termo. É completa, pois, o indivíduo que a possui pode exercer essa