Gerenciamento de Resíduos Hospitalares
Resíduos do grupo A
Resíduos que representam risco devido à presença de agentes biológicos:
Sangue e hemoderivados;
Excreções,secreções e líquidos orgânicos;
Tecidos,órgãos,fetos e peças anatômicas;
Filtros de gases aspirados de áreas contaminadas;
Resíduos de áreas de isolamento;
Objetos perfurocortantes provenientes de estabelecimentos de saúde.
Exigências
Os estabelecimentos deverão possuir um respoinsavel técnico,devidamente registrado no conselho profissional,para o gerenciamneto de resíduos.
Residuos sólidos do grupo A deverão ser acondicionados em sacos plásticos com o símbolo internacional de risco biológico.
Os perfurocortantes deverão ser acondicionados em recipientes rígidos,próprios,estanques,vedados e identificados com o símbolo internacional de risco biológico;
Os resíduos do grupo A não poderão ser reciclados?
Os resíduos por áreas não criticas e semicriticas,como,papéis,vidros,frascos de medicação,metais,lâmpadas,e caixas de papelão,não estando contaminados por substancia orgânica,podem ser reciclados.
Resíduos do grupo B
Fazem parte desse grupo,os resíduos farmacêuticos,tóxicos,corrosivos,inflamáveis e reativos.Eles devem sofre segregação,isto é,um plano de diminuição de resíduos,identificação e acondicionamento adequados,alem de um projeto do local de armazenamento e transporte,segundo as normas de proteção individual e para o meio ambiente,com acondicionamento totalmente estanque para evitar contaminação por vazamento,conforme a NBR 1004 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas(ABNT).
Esse grupo compreende os rejeitos radioativos,que são os materiais radioativos ou contaminados com radionuclídeos provenientes de laboratórios de analises clinicas serviços de medicina nuclear e radioterapia.
Resíduos do grupo D
São os resíduos comuns,parecidos com os domésticos,aqueles que não se enquadram nos grupos descritos anteriormente.
Objetivos da Separação de Resíduos