Precisão e exatidão
Dentro de um laboratório de química, existem diversos materiais que auxiliam nos experimentos. Reconhecer e nomear esses materiais são tarefas essenciais para poder trabalhar neste ambiente. Dentre os equipamentos utilizados na manipulação de uma experiência, encontram-se as vidrarias, que efetuam medições e reúnem dados. Dentre as características das vidrarias encontram-se a precisão e a exatidão.
1. – Precisão
Precisão é a constância na reprodução de certos dados, onde, como conceito qualitativo mede o grau de concordância entre os vários resultados experimentais alcançados em circunstancias de repetitividade. Ou seja, quantas vezes se consegue medir a mesma grandeza obtendo o mesmo valor, tendo como base o desvio padrão de repetições de uma análise.
2. – Exatidão
Exatidão é o grau de acordo entre o resultado de uma mensuração e o valor real do medido. A exatidão é representada pelo desvio máximo, em relação a um valor verdadeiro, de várias medidas. Ou seja, representa o quanto o valor encontrado se aproxima de seu valor legitimo.
1.3 – Densidade
A densidade é a razão entre a massa e o volume (espaço) ocupado por determinada matéria, no caso estudado a água.
1.4 - Desvio Padrão
O desvio padrão é o resultado encontrado na série de medições de um mesmo mensurado, caracterizando a variação dos resultados. Para obter o valor do desvio padrão calcula-se a raiz quadrada do somatório (Σ) entre a subtração de uma medida (xi) e a média aritmética das demais medidas ([pic]), dividido pelo númeor de medições subtraindo 1 (n-1). Dado pela fórmula:
S = [pic]
1.5 - Coeficiente de variação
O coeficiente de variação fornece a variação dos dados alcançados em relação à média. Quanto menor for o seu valor, mais semelhantes serão os dados. É dado pela fórmula:
.[pic]
Onde,
CV → é o coeficiente de variação | S → é o desvio padrão