Precisão e Exatidão
Precisão: Significa a aptidão de um instrumento de medição fornecer indicações muito próximas, quando se mede o mesmo mensurando, sob as mesmas condições. Define o quanto um instrumento é capaz de reproduzir um valor obtido numa medição, mesmo que ele não esteja correto.A precisão é definida pelo desvio padrão de uma série de medidas de uma mesma amostra ou um mesmo ponto. Quanto maior o desvio padrão, menor é a precisão.
A precisão está relacionada com as incertezas aleatórias da medição e tem relação com a qualidade do instrumento.
Exatidão: É a aptidão de um instrumento para dar respostas próximas ao valor verdadeiro do mensurando. É a capacidade que o instrumento de medição tem de fornecer um resultado correto. Um equipamento exato é aquele que, após uma série de medições, nos fornece um valor médio que é próximo ao real, mesmo que o desvio padrão seja elevado, ou seja, apresente baixa precisão.A exatidão está relacionada às incertezas sistemáticas da medição. A exatidão pode ser avaliada através da calibração do instrumento.
Medidas de Precisão e Exatidão
1° Experimento;
- Colocou-se 10ml de água na pipeta(qual pipeta) para ser transferida para a proveta, a finalidade é de se verificar a quantidade no segundo recipiente se será a mesma do início do experimento.
Pipeta
Proveta
Observação
P/+
+10ml
Verificou-se que ficou acima de 10 ml p/= +10ml
Devido a água do teste anterior p/- +10ml
Devido a água do teste anterior
- Conclusão: Analisamos que o teste e concluímos que não tem como ter a exatidão, mas prevê uma aproximação do resultado esperado.
2° Experimento;
- Devido a medida do béquer se de 40ml foi colocado inicialmente 10 ml na proveta completando como 40 ml do beckér.
Beckér
Proveta
Observação
P/=
-50ml
O nível deu