Precipitação do cálcio
História
O cálcio, do latim calcium, foi isolado pela primeira vez em 1808, em uma forma impura, pelo químico britânico Humphry Davymediante a eletrólise de uma amálgama de mercúrio (HgO) e cal (CaO). Davy misturou cal umedecida com óxido de mercúrio que colocou sobre uma lâmina de platina, o anodo, e submergiu uma parte de mercúrio no interior da pasta funcionando comocatodo. Na eletrólise obteve uma amálgama que destilada originou um resíduo sólido facilmente oxidável. Davy não ficou convencido de que havia obtido cálcio puro. Posteriormente, Robert Bunsen em 1854 e Augustus Matthiessen em 1856obtiveram o metal por eletrólise do cloreto de cálcio (CaCl2) e, Henri Moissan obteve o cálcio com uma pureza de 99% por eletrólise do iodeto de cálcio (CaI2).
Muitos compostos contendo cálcio já eram conhecidos desde a antiguidade pelos indianos, egípcios, gregos e romanos. Os romanos já preparavam a cal, ou calx (óxido de cálcio, CaO) desde o século I; em 975 d.C., o gipso desidratado (gesso, CaSO4) já era citado na literatura da época para "engessar" pernas e braços quebrados; O gesso, como a cal, já era utilizado para alvenaria.
Propriedades
Nome do Elemento: Cálcio
Símbolo Químico:Ca
Número Atômico (Z): 20
Peso Atômico: 40,078
Grupo da Tabela: 2 (IIA)
Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2
Classificação: Metal Alcalino Terroso
Estado Físico: Sólido (T=298K)
Densidade: 1,55 g/cm3
Ponto de Fusão (PF): 1115,0 K
Ponto de Ebulição (PE): 1757,0 K
Disponibilidade
Dado que é um elemento muito activo, o cálcio não aparece livre na Natureza. Ocorre sobretudo sob a forma de carbonatos, sulfatos, fluoretos, fosfatos, silicatos e boratos. Enquanto carbonato de cálcio, ocorre como mármore, giz, pedra de cal e calcite. Na forma de sulfato de cálcio surge na anidrite (CaSO4) e no gipso (gesso-de-paris). O fluoreto de cálcio ocorre em fluorespatos e na fluorite (CaF2), enquanto o fosfato de cálcio se encontra na apatite. O cálcio ocorre também