relatorio de campo magnetico
O presente relatório trata-se de uma apresentação do conceito de campo magnético, o que é e como se concebe. Com auxílio de uma sonda foi possível medir e calcular a direção e valor da inclinação do campo magnético da Terra no local onde ocorreu o estudo e, ainda, observar a relação entre o módulo do campo gerado em uma bobina e a distância do objeto usado para realizar as medições. 1. INTRODUÇÃO
O campo magnético terrestre pode ser comparado ao campo magnético criado por um ímã gigante que atravessa desde o pólo sul ao pólo norte do planeta. Sabe-se que o pólo norte magnético varia uma inclinação de aproximadamente 11,5°, não sendo ambos coincidentes geograficamente.
A teoria eletromagnética defende que as atrações e repulsões elétricas e magnéticas resultam da atração de corpos distantes, esta foi primeiramente originada a partir das ideias inovadoras de Isaac Newton. O conceito de campo magnético foi introduzido por Michael Faraday que concebeu o espaço sendo cheio de linhas de força que governam o movimento dos corpos e essas linhas eram criadas pela própria presença dos objetos. Este conceito obteve grande aceitação na física e constituiu um marco no desenvolvimento da física moderna.
Uma bobina, ou solenóide, é constituída por um fio enrolado várias vezes, tomando uma forma cilíndrica. Cada uma das voltas do fio da bobina é denominada uma espira. Se for inserido um núcleo ferromagnético em uma bobina, será criado um eletroímã, cuja polaridade pode ser determinada aplicando-se a regra da mão direita. Em geral as bobinas se comportam como um dipolo magnético, pois na presença de um campo magnético B sofrem um torque dado por:
Onde corresponde ao momento dipolar da bobina e B é o campo magnético. Para simplificar os cálculos, considera-se uma bobina com uma única espira circular, com eixo central z, assim o módulo do campo magnético nesses pontos será dado por:
Onde R é o raio da espira e z é a distância entre o ponto considerado e o