Relatorio Campo Magnetico
Relatório de Mecânica dos Fluidos
Viscosidade pelo Método de Stokes
Professor: Dr. Roberto Luís Gomes Da Cunha
Emerson Ferreira da Mata RA:B4367J-1
1. Objetivo
Determinar a viscosidade de um líquido utilizando o método de Stokes.
2. Introdução Teórica
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular, ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.
2.1 Lei de Stokes
Como o próprio nome indica, foi descoberta pelo físico e matemático irlandês George Gabriel Stokes, quenasceu em Skreen, a 13 de agosto de 1819 falecendo em Cambridge, a 1 de fevereiro de 1903.
Esta lei é aplicada a corpos esféricos para o cálculo da força de atrito que se gera quando um líquido flui em torno deuma esfera.
De acordo com a lei de Stokes, a força de atrito, F, aumenta de forma diretamente proporcional ao raio, r, da esfera, àvelocidade, v, do líquido e à viscosidade dinâmica, deste.
Já no campo criado pela bobina finita adota-se o princípio da superposição. Sendo assim a secção da bobina x e x + dx, comporta-se como uma espira.
dl = n.Idx
Sendo: I- a corrente que percorre a bobina n- a densidade linear de espiras
O campo criado segue a seguinte expressão: dB= =
2.2 Lei de Faraday
Como objetivo deste experimento constata-se magnéticamente a lei da indução de Faraday. Seja um circuito com fluxo de campo magnético:
A lei de Faraday garante que o mesmo estará sujeito à tensão induzida:
3. Material Utilizado
Para este experimento foi utilizado:
• Gerador de tensão alternada
• Multímetro
• Osciloscópio
• Bobina de campo
• Bobina Sonda
• Fios de ligação
4. Processo experimental
Antes de iniciar o experimento é necessário entender que a bobina criará um campo magnético variável (bobina de campo), pois na mesma passa corrente alternada.
Uma Bobina Sonda imersa no campo terá fluxo de campo