determinação gravimétrica de cálcio por precipitação lenta
Introdução
Este trabalho tem por objetivo mostrar como se determina o cálcio a partir da precipitação lenta e pesagem.
O método de análise gravimétrica, que é analítico quantitativo, consiste em duas principais etapas: a separação e pesagem do elemento, radical ou composto de um elemento. A separação do constituinte pode ser feita por três meios diferentes: precipitação química, eletrodeposição e volatilização.
A pesagem ocorre por meios de equipamentos apropriados, e os cálculos são realizados com base no peso atômico e peso molecular, e se fundamentam na composição das sustâncias puras e na estequiometria das reações químicas.
Cálcio é um elemento da família dos metais alcalinos terrosos (2A). Seu símbolo é Ca, seu número atômico 20 e massa atômica 40u. É um metal branco prateado, relativamente mole. Funde a 845ºC. Forma o cátion Ca+2 em soluções aquosas. Quando em meio de uma solução de oxalato de amônio, forma um precipitado branco, o oxalato de cálcio, que é praticamente insolúvel em água.
Análise gravimétrica por precipitação
No processo de análise gravimétrica ocorre a transformação do elemento, a ser determinado, em um composto estável e puro que possa ser convertido numa forma apropriada para pesagem, já que nem sempre o constituinte pode ser pesado na mesma forma que precipitou, seja por não possuir uma composição definida, seja por não suportar as etapas de aquecimento durante o decorrer da análise.
Mas como todo método, a análise gravimétrica tem suas vantagens e desvantagens.
As vantagens são: constitui de um método de extensa aplicação na determinação de macroconstituintes de uma amostra, é um processo que permite grande exatidão e precisão quando se utiliza balanças analíticas modernas, é um método barato porque utiliza de vidrarias simples e barata, é um método absoluto e não dependente de padrões, tem operações unitárias de fácil execução e de boa