Gravimetria
Qui-094 Introdução a Análise Química Profa Maria Auxiliadora Costa Matos 2011-1
1
GRAVIMETRIA OU ANÁLISE GRAVIMETRICA
“Processo de isolar ou de pesar um composto definido de um elemento na forma mais pura possível. O analito é separado de uma amostra pesada sujeita a análise.” “Método analítico em que o constituinte desejado é separado da amostra em uma forma pura, com composição química bem definida, que é então pesado. Também pode ser realizada através da perda de peso que ocorre pela evaporação ou volatilização do composto separado dos interferentes.” Uma grande parte das determinações gravimétricas refere-se a transformação do elemento a ser determinado em um composto estável e puro que possa ser convertido numa forma apropriada para a pesagem. GRAVIMETRIA POR PRECIPITAÇÃO QUÍMICA O analito é convertido numa substância pouco solúvel. O precipitado é filtrado e lavado para remoção de impurezas e convertido, quando necessário, geralmente por meio de um tratamento térmico adequado, em um produto de composição química conhecida. O produto é então pesado.
AMOSTRA contendo Fe (III)
NH4OH
Fe2O3·XH2O
∆ (800º a 1000ºC)
Fe2O3 anidro
2
Nem sempre o precipitado obtido está em uma forma adequada para a pesagem: O precipitado não possuir uma composição definida. O precipitado não suportar o processo de dessecação ou secagem por aquecimento.
EXEMPLOS
Determinação de Fe (III) em minérios: Tratamento com NH4OH Determinação de Ca2+ em águas natuarais: Tratamento com C2O42Determinação de Ba2+: Tratamento com SO42Determinação de Cl- em água do mar: Tratamento com AgNO3
3
AGENTES PRECIPITANTES
Um agente precipitante gravimétrico deve reagir especificamente, ou pelo menos seletivamente com o analito.
Reagentes Específicos
São raros Reagem apenas com uma única espécie química
Reagentes Seletivo
São mais comuns Reagem com um número limitado de espécies
DIMETILGLIOXIMA reagente específico para o Ni2+ em meio básico