Precificação de ativos
A Empresa é um organismo vivo. Uma maquina de fazer dinheiro. Possui perspectivas de curto e longo prazo e está em constante crescimento ou decrescimento de suas atividades, através da precificação de ativos conseguimos identificar o valor real dos ativos comercializados.
OBJETIVOS DA EMPRESA
Maximização do bem estar social, receita, lucro, valor, credibilidade, lucros aos acionistas, etc. Enfim, a empresa sempre vai buscar o melhor e se autodesenvolver para sempre poder gerar mais dinheiro.
COMO IDENTIFICAMOS O VALOR DA EMPRESA?
Através da quantidade de dinheiro que ela gera. É preciso estimar o quanto a empresa irá gerar de dinheiros nos próximos anos. Afinal a diversas variáveis que influenciam nesse valor real (taxa de juros, inflação, desemprego, etc.) O dinheiros pode perder seu valor e se desvalorizar. Para identificar o valor do dinheiro devemos trazer à valor presente usando a taxa de desconto.
Há taxa de desconto leva em consideração o custo do capital empregado, tal taxa varia de acordo com a função do risco, isto é, o grau de incerteza da previsão, onde por fim identifico a taxa de retorno.
CAPM – Modelo de precificação
O modelo mais conhecido para identificar essa taxa de retorno é o MPAF (Modelo de Precificação de Ativos Financeiros) conhecido mundialmente com a cicla CAPM (Capital Asset Pricing Model). Através desse modelo conseguimos identificar o custo da oportunidade e precificar se vale ou não tal investimento. Podemos dizer que o modelo oferece conceitos importantes sobre o custo de oportunidade do capital próprio, que por sua vez é a expectativa de um investimento em um determinado período, possui como utilidade servir como taxa de referencia para as decisões de aceitar ou rejeitar investimentos, eliminando as opções que tiverem uma taxa de retorno abaixo do esperado.
Leva em consideração a sensibilidade do ativo ao risco onde é levado em conta:
1. Taxa de retorno de um ativo considerado sem risco
2. Taxa de retorno