preceptoria
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA
CURSO EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS
ATIVIDADE INDIVIDUAL
ALUNO:
Projeto Terapêutico Singular (PTS) Sr Antônio
O Projeto Terapêutico Singular (PTS), proposto em sala de aula e voltado para o caso clínico do TBL “Sr. Antônio”, é mais bem utilizado quando o projeto se apresenta para grupos ou famílias e não só para indivíduos, além de deixar claro que o projeto busca a singularidade e a diferença como elemento central de entrosamento, não se esquecendo da implantação de um processo que tem como início o diagnósticos que tenta igualar as pessoas e diminuir as diferenças.
Esse projeto, podemos dizer que é um conjunto de propostas e condutas terapêuticas unidas em discussão coletiva multiprofissional, apresentando-se como um processo potencial para o planejamento das ações em saúde na Estratégia de Saúde da Família, principalmente quando se pode ter um apoio matricial e de referência e contra-referência. O PTS deve se desenvolver em quatro etapas, a primeira o diagnostico, a segunda as metas, a terceira as responsabilidades e a quarta a reavaliação.
Aplicando essas etapas no PTS do Rs Antônio vamos obter um diagnostico que deverá ter uma avaliação completa no processo saúde doença. Procurando principalmente saber o que a pessoa (Sr Antônio) pensa sobre soas limitações, suas vontades, sua cultura e seu interesse no tratamento.
Na formulação de metas, depois de feito o diagnósticos, é feito um planejamento de curto, médio e longo prazo, que será negociado e pactuado com o paciente (Sr. Antônio) pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor. Já a etapa das responsabilidades vão ser definidas e divididas a cada membro da equipe com clareza.
A reavaliação é a etapa onde se tem o fim do processo, é o momento que se discutirá a eficiência ou não do que foi aplicado que poderão gerar as devidas correções no processo.
Uma das propostas desse