texto
Resumo
A preceptoria é uma modalidade de ensino que vem se dastacando no cenário da formação de recursos humanos em saúde no Brasil. Preceptoria são profissionais vinculados a serviço do Sistema Único de Saúde que recebem estudantes de graduação ou pós-graduação da área da saúde, no contexto de um programa de educação, afim de orientá-los no cotidiano de seu trabalho. A presente investigação tem como objetivo de identificar e analisar as competências para a preceptoria nos programa de saúde . Tratra-se de um estudo exploratório descritivo quali-quantitativo com com o uso de técnica profissionais . os participantes foram preceptores do programa vinculados a serviços de atenção básica de um distrito assistencial do município, onde podemos fazer levantamento das competências .
A analise quantitativa foi utilizada para a população dos enunciados das competências após a primeira abordagem, a qual se baseia-se na interpretação das justificativas apresentadas pelos respondentes para as competências indicadas. A analise quantitativa dos dados visa estabelecer consenso entre os respondentes, os resultados indicaram o compromisso dos preceptores com a formação dos futuros profissionais da área da saúde. Há ênfase para o desenvolvimento de habilidades de cunho profissional, o que implica em necessidade de prepara para a preceptoria.
O Sistema Único de Saúde (SUS) campo de prática dos futuros profissionais, atua na ordenação da formação de recursos humanos em saúde e dentre os desafios para a efetivação do sistema , está a adequação dos cursos na área da saúde complementando as propostas deste sistema , oferecendo e respondendo de formação que atendam às necessidade de sude da população local em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.
É preocupação de todos os envolvidos no ensino e trabalho na saúde que novos profissionais, desde sua formação, sejam