026183931457
513 palavras
3 páginas
A maior parte dos filósofos antigos concebia somente princípios materiais como origem de todas as coisas (...). Tales, o criador de semelhante filosofia, dizia que a água é o princípio de todas as coisas (por essa razão afirmava também que a Terra repousa sobre a água). [Aristóteles, Metafísica. I,3]
Todas as coisas se dissipam onde tiveram a sua gênese, conforme a necessidade; pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo.
[Anaximandro de Mileto. Fragmentos].
Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é (...).
[Parmênides. Fragmentos].
Considerando os textos acima, julgue as questões 1, 2, 3 e 4. Responda V (para a sentença verdadeira) e F (para a sentença falsa), em seguida, justifique a sua resposta.
Questão 1:
Segundo a interpretação de Aristóteles, para Tales de Mileto haveria um constituinte fundamental, material único que definiria a existência de todas as coisas.
Resposta: ( )
Justifique a sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2:
Tales, Anaximandro e Parmênides, assim como outros filósofos pré-socráticos, de alguma maneira discutem a mudança na physis.
Resposta: ( )
Justifique a sua resposta: