Pre-socraticos
Bruno Reginaldo da Silva
1222131
Geografia
Introdução à Filosofia
Respostas
Pág. 169
1. O logos é verdadeiro, no caso de ser justo e conforme à logica. O Mito tem por finalidade à si mesmo. Acredita-se ou não nele. Acho que o mito e a razão andam juntos e que são fundamentais para nós.
2. Porque havia constantes discursos políticos em praça pública pelos cidadãos que contribuiu para um melhor raciocínio bem formulado e convincente. E com o tempo esse modo foi adotado para refletir todas as coisas.
Pág. 179
3. Eles tentavam descobrir, com base na razão e na mitologia, o principio substancial ou substancia primordia (arché, em grego). Ou se pretendiam encontrar a ‘’matéria-prima’’.
Tales (água): a água está presente em tudo.
Anaximandro (áperio) infinito: procurou aprofundar a teoria de Tales.
Anaxímenes (ar): concordava que a origem de todas as coisas é indeterminada.
4. Monismo, quando ele diz que tudo é número, por que se introduzia na explicação da realidade . Segundo essa doutrina o mundo surgiu de um áperion.
5. Assim afirma que ‘a luta (guerra) é mãe, rainha e princípio de todas as coisas’. É pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui.
6. Heráclito observava que a realidade é dinâmica e que a vida está em constante transformação. O ser não é mais que o vir a ser. Já Parmênides entendia como equivoco das pessoas e dos demais pensadores era conceder demasiada importância aos dados fornecidos pelo sentimentos. O ser é e o não ser não é.
7. Para Zenar e Parmênides não existia movimento. Zenão tentava defender os argumentos de Parmênides . Por que para Zenão não existia movimento, só existia tempo então se a tartaruga saísse na frente de Aquiles ela ganharia.
8. Aceitava a racionalidade de que afirma a existência e permanência o ser, mas procurava encontrar uma maneira de tornar racional os dados captados por nossos sentimentos.
Pág. 195
12. Para Aristóteles todos os seres com