pre-projeto TCC
Segundo CIAMPONE, et al. (1998) nos dias de hoje falar sobre planejamento faz emergir uma série de temas não menos importantes a ele ligados direta ou indiretamente. Quando pensamos em planejamento, a primeira idéia que associamos é a de conformação de algo no futuro. Conseqüentemente nos interrogamos se temos tido força de controle diante dos acontecimentos presentes ou se somos "arrastados pela força da correnteza de um rio de acontecimentos em direção a um fim desconhecido". A autora, baseada na analogia de Matus, nos propõe como a correnteza do rio ajuda-nos a entender que a realidade social, à qual estamos inseridos enquanto trabalhador da enfermagem está sempre em movimento e não espera por nós.
Este trabalho de unidade integradora da disciplina de Planejamento Estratégico em Saúde traz uma proposta de discussão das vivencias desenvolvidas com as demais disciplinas, traçando a comparação entre a discussão da matéria abordada em sala de aula e a realidade vivenciada nos campos de estagio, permitindo a identificação dos processos de planejamento.
2. OBJETIVOS
Desenvolver a associação entre a teoria e a prática relativas ao planejamento, visando identificar as situações, facilitando o aprendizado proposto pela disciplina de Planejamento Estratégico em Saúde.
3. METODOLOGIA
A atividade proposta pela disciplina foi à realização de vivencias em campos de estagio nos serviços de saúde ou em situações cotidianas, buscando identificar os processos de planejamento, seus envolvidos, problemas e demais situações nas reais condições do dia-a-dia, traçando um parâmetro associativo.
4. DISCUSSÃO
Nosso trabalho foi construído a partir da realização de três vivencias em ambientes diferenciados, mas com muito a contribuir para a relação proposta. Na vivencia I a situação escolhida por nosso grupo foi relativa a um condomínio residencial, que foi administrado com negligencia das necessidades individuais, realizando gastos