Características do windows
Para quem viveu a era dos computadores anterior à década de 90, deve se lembrar que os computadores eram operados através de comandos digitados em uma tela preta.
Graças à Microsoft e ao seu sistema operacional Windows, passamos a operar os computadores através do mouse e em um ambiente gráfico, com ícones e imagens. Isso ajudou a popularizar o computador e a disseminá-lo, contribuindo também para a evolução da Internet.
Abaixo listamos as principais características desse sistema operacional:
- Ambiente Gráfico: como dito anteriormente, operamos o Windows através do mouse, arrastando e clicando em ícones. Antes desse ambiente, o computador era operado por comandos digitados;
- Multitarefa: é possível executar vários programas ao mesmo tempo;
- Nomes de arquivos longos: os nomes dos arquivos podem ter mais que 8 caracteres, que era o limite antigamente;
- Plug and Play: o Windows automaticamente reconhece a maioria dos periféricos que são conectados ao computador, sem necessidade de instalação;
- 32 ou 64 bits: a maioria dos computadores ainda usa 32 bits nos seus barramentos. Mas há versões do Windows para barramentos mais sofisticados de 64 bits. Quanto mais bits mais informações podem ser trabalhadas ao mesmo tempo. Observação: Essas características valem para qualquer versão do Windows.
Características do Linux
O Sistema Operacional Linux possui o seu código fonte aberto permitindo que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faça a sua sugestão sobre a sua melhoria.
Possui compatibilidade com periféricos de computador, placas de vídeo, etc. Suporte às placas, CD-ROM e outros dispositivos de última geração e mais antigos.
O Linux se destaca por sua estabilidade, sem problemas de travamentos de todo o sistema.
Características:
• Multitarefa real;
• Multiusuário;
• Suporte a nomes extensos de arquivos e pastas (255 caracteres);
• Conectividade com outros tipos de plataformas