Pre-projeto de artigo
ANALIZANDO A INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS.
Projeto de pesquisa apresentado como trabalho para testar o aprendizado na disciplina de Metodologia Científica, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Didática e metodologia da educação infantil e séries iniciais, da FIC - Faculdades Integradas de Cassilandia, sob a orientação do Professor Jeferson Willian
Cassilandia - MS
Junho - 2011
OBJETIVO GERAL:
Identificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos com deficiências, a fim de provocar desafios para a construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos educação acessível e com qualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Constatar se ainda existe resistência ao processo de inclusão por parte do aluno, família e educadores, visto que a deficiência, muitas vezes, é vista como sinônimo de inferioridade e incapacidade;
• Examinar os procedimentos utilizados na inclusão dos alunos deficientes;
• Analisar a formação oferecida aos professores em programas específicos à área da deficiência;
• Identificar as necessidades que ainda precisam ser superadas para que a inclusão ocorra de fato.
METODOLOGIA
A fase qualitativa desse projeto de estudos se baseia em leituras específicas de diversas obras sobre o tema abordado. Serão consideradas aqui diversas opiniões de estudiosos sobre a inclusão do deficiente na escola e a preparação do professor para lidar com esses alunos.
Na fase quantitativa serão coletados dados concretos em pesquisas de campo com os principais envolvidos na situação estudada. Acompanhando algumas aulas será formulada uma visão crítica sobre a inclusão podendo responder questões como: Será que o professor tem formação e preparo suficiente para lidar com dois públicos distintos?
O aluno “especial” conseguirá se desenvolver plenamente nesse ambiente diversificado?
Como ficará a socialização dessa criança no contexto da sala de aula?
JUSTIFICATIVA:
A