pre pesquisa
Os objetivos específicos são definir os jogos e brinquedos identificar os jogos verificar o uso e significados dos jogos e brinquedos para as crianças.
GERAL
Os jogos estão relacionados a etapas, eles são uma possibilidade da criança exercitar o mundo, resolver conflitos e exercer um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem infantil.
Nos dias atuais com o crescimento populacional e verticalização das moradias, as crianças têm cada vez menos espaço para brincar afastando se, muitas vezes do contato com outras crianças e de brincadeiras simples, tornando-se robôs na frente da Televisão e outros. À medida que a criança cresce a adentram as escolas, a sociedade procura moldadas a sua imagem Arida adulta e limitada, muito se perde da sensibilidade e da riqueza expressiva.
Os sentidos atrofiam-se e são abafados pela sociedade com eles inibie-se a imaginação.
ESPECIFICOS
O Jogo compõe estruturas e sequência de regras, que permitem diferenciar cada jogo, ou seja, quando alguém joga está executando as regras do jogo e, ao mesmo tempo desenvolvendo uma ação lúdica.
O uso do jogo não deve ser considerado uma atividade isolada, mais sim como meio de alcançar certos objetivos educacionais.
MATERIAL E METODO
Brinquedos e Brincadeiras aparecem com significações opostas e contraditórias:
A Brincadeira é vista como uma ação livre, como uma atividade supervisionada pelo adulto. O Brinquedo expressa qualquer objeto que serve de suporte para a brincadeira livre. (KISHIMOTO, 2003, p. 21).
O Jogo e as brincadeiras estão sempre presentes no mundo infantil. A brincadeira é a própria vida da criança, é uma das necessidades básica para seu desenvolvimento. O Ser que Branca e Joga é o ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. O jogo um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
O que se vê no interior de uma escola, é uma aprendizagem apoiada em métodos mecânicos e abstratos, totalmente fora da