Pré pesquisa
Na introdução do trabalho, deve-se dizer do objeto do trabalho como um todo de um modo resumido, introduzindo o leitor no tema geral e nos temas específicos.
Deve conter na Introdução:
Formulação do Problema: Trata-se de uma explanação do contexto no qual o trabalho se originou e o porquê de sua realização. Ou seja, a apresentação do cenário e problemas encontrados na área, relacionando com o problema que se pretende resolver com a pesquisa. Quando se diz da origem do trabalho, é importante explicar os fatos que levaram à realização do trabalho, contextualizando e caracterizando o problema.
Justificativa: Deve-se deixar claro a necessidade ou a importância de realizar o trabalho, ou seja, a justificativa da realização do mesmo enfocando esse tópico com a origem.
Objetivo Geral: Onde você quer chegar com o seu trabalho. É o objetivo amplo do trabalho, normalmente associado ao título do mesmo.
Objetivos Específicos: Detalhar o objetivo geral em vários objetivos específicos que devem ser atingidos ao final do trabalho. De um modo mais geral os objetivos específicos são os passos dados para se chegar ao objetivo geral.
Hipótese e Relevância do Trabalho:
No caso de haver, por parte do pesquisador, uma possível premissa como resposta à solução da problemática do trabalho, pode-se incluir a hipótese de trabalho, a qual deve ser verificada e mostrada ser válida ou não, no final do trabalho. Assim, neste caso de haver uma premissa, o pesquisador deve apresentá-la logo após a descrição dos objetivos, deixando claro que a hipótese tem relação com o tema e com o objetivo geral do trabalho.
Já para descrever a relevância do trabalho deve-se tomar cuidado para não confundir o conceito de importância do trabalho. A diferença que existe entre as duas está no fato de que a primeira tem de estar justificando e mostrando os benefícios de sua realização à área da