Pre-Modernismo
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra mão. Nesse caso, a corrente atravessa o tórax, e tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor.
O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3,0 A.
Normalmente, a resistência elétrica de nossa pele é grande e limita o estabelecimento de uma corrente elétrica caso a tensão aplicada não seja muito grande.
Com a pele seca, por exemplo, não tomamos nenhum choque se submetidos à tensão de 12 V, mas se a pele estiver úmida, ou com suor, a resistência elétrica cai muito e podemos levar um choque considerável. Uma forma de se evitar os choques elétricos é fazer a ligação dos aparelhos à terra, através do chamado “fio terra”, que serve para descarregar a eletricidade acumulada diretamente para o chão, evitando-se assim o risco de choque elétrico.
Afinal, é a voltagem ou a corrente que faz mal?
Muitas vezes você vê uma placa dizendo: "Perigo - Alta Voltagem"; mas a alta voltagem, ou o alto potencial elétrico, não lhe causará mal. Alta voltagem pode dar lugar a uma intensa corrente, e esta é que produz o dano. Um pombo, pousando num fio de alta voltagem, não é afetado por esta, porque nenhuma corrente passa através do seu corpo. Se ele tocar dois fios ao mesmo tempo, a corrente o queimará, devido ao calor liberado pela corrente que o atravessará, como acontece num ferro elétrico (resistor): o chamado efeito Joule.
Por que ocorre o choque?
A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere