pre modernismo
É um movimento literário tipicamente brasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo o período anterior à Semana de Arte Moderna de 1922. Didaticamente, esse movimento literário tem início em 1902 com a publicação dos livros:
‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha
‘Canaã’ de Graça Aranha
O Pré-Modernismo é um período de transição, pois ao mesmo tempo em que encontrávamos produções conservadoras como as poesias parnasianas e simbolistas encontrávamos as primeiras produções de caráter mais moderno, preocupadas com a realidade brasileira da época.
1 - Principais características do Pré-Modernismo brasileiro:
Ruptura com o passado
Denúncia da realidade
Regionalismo
Tipos humanos marginalizados
2 - Principais autores do Pré-Modernismo brasileiro:
2.1 - Euclides da Cunha
Retratou a miséria do subdesenvolvido nordeste do país. 2.2 - Lima Barreto
Retratou a vida carioca urbana e suburbana do início do século XX. 2.3 - Monteiro Lobato
Retratou a miséria dos moradores do interior do sudeste e a decadência da economia cafeeira.
2.4 - Graça Aranha
Retratou a imigração alemã no Espírito Santo.
Na poesia: Augusto dos Anjos, Rodrigues de Abreu, Juó Bananére, etc..
Na prosa: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Afonso Arinos, Simões Lopes, Afrânio Peixoto, Alcides Maia, Valdomiro Silveira, etc…
3 - Momento Histórico
Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil começa a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana: com a posse do paulista Prudente de Morais, primeiro presidente civil, inicia-se a "República do café-com-leite", dos grandes proprietários rurais, em substituição a "República da Espada" (governos do marechal Deodoro e do marechal Floriano).
É a áurea da economia cafeeira no Sudeste; é o movimento de entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente os italianos; é o esplendor da Amazônia com o ciclo da borracha; é o surto de