Pre fabricados
A história do pré-moldado começou na Europa, quando fenômenos diversos facilitaram o emprego do sistema pré-fabricado, em um contexto voltado para a racionalização. Um deles foi a extrema necessidade de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial. Assim, o período de 1945 a 1950 caracterizou-se pela grande demanda de construções pré-fabricadas.
Como o Brasil não sofreu devastações devido à Segunda Guerra Mundial, não houve a necessidade de construções em grande escala, como ocorrido na Europa. No Brasil a primeira construção com PREMO aconteceu em 1926, e foi Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro.A empresa construtora dinamarquesa Christiani Nielsen, executou em 1926 a obra completa do hipódromo, com diversas aplicações de elementos pré-fabricados, dentre eles, pode-se citar as estacas nas fundações e as cercas no perímetroda área reservada ao hipódromo. Nesta obra o canteiro de pré-fabricação teve que ser planejado para não prorrogar o tempo de construção.
Depois disso, muitas outras empresas foram adotando o sistema pré-moldado por todo o Brasil, e atualmente o sistema é um dos mais utilizados por conta da rapidez, segurança e facilidade de manuseio das peças.
O processo de construção dos pré-moldados em concreto armado inicia com a colocação de fundações no terreno. Após serem colocadas as fundações, serão colocados os pilares, que suportam e recebem as reações diversas das vigas, que apoiam os pisos e vedações.Para a cobertura da estrutura, são colocadas telhas TP, que ficam apoiadas sobre as Vigas-calha, ou são executadas com lajes alveolares de cobertura, associadas a vigas do tipo T ou L.