pre-eclapsia
Posicionamento de pacientes para exames e movimentação no leito
Prof. Glauco Cardoso
Dorsal - Decúbito dorsal horizontal
(DDH)
Deitado de costas, com os membros inferiores estendidos, braços ao longo do corpo ou cruzados sobre o abdome. É aconselhável abdome. oferecer um travesseiro para proporcionar maior conforto ao cliente. cliente. Exemplos:
Exemplos: raios X de abdome, pelve, membros inferiores. inferiores.
Dorsal - Decúbito dorsal horizontal (DDH)
- Posicionar-se de pé ao lado da cabeceira da cama com um dos pés a um passo à frente do outro, manter as costas eretas, flexionar os joelhos e abaixar os quadris e colocar um travesseiro sob a cabeça e ombros do paciente;
Existem diferentes posições que facilitam a realização de exames físicos e diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Cada uma delas possui tratamentos. características e finalidades próprias. próprias. Posicionar o cliente de acordo com o exame que será realizado significa expor a área que será examinada. examinada. A enfermagem deve respeitar o pudor e proteger o cliente de riscos. riscos. O procedimento deve ser explicitado para que o cliente colabore e o resultado seja otimizado. otimizado. DeveDeve-se sempre deixar o cliente centralizado no leito a fim de evitar quedas. quedas. As mudanças de posições podem ocasionar tonturas, mal-estar, palidez. A enfermeira deve malpalidez. ficar atenta quanto à possíveis queixas do cliente. cliente.
Dorsal - Decúbito dorsal horizontal (DDH)
Afim de promover conforto ao paciente e conseguir um bom alinhamento do corpo são utilizados travesseiros, almofadas e rolos, para dar apoio ao paciente, evitar as posições viciosas dos pés e mãos e preservar a posição anatômica do corpo.
Dorsal - Decúbito dorsal horizontal (DDH)
- Posicionar-se de pé ao lado do centro da cama com um dos pés a um passo à frente do outro, manter as costas eretas, flexionar os joelhos e
abaixar