Praça dos 4 p's
Praça
Projeto de Gerenciamento de Canais e Redes de Valor
Introdução
O conceito de praça não está se resumindo apenas em fornecedores, distribuidores e clientes imediatos, as empresas estão preocupadas em saber desde a matéria prima utilizada em seu produto de venda até os clientes de seus fornecedores. A praça também conhecida como ponto-de-venda ou canal de distribuição, pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários finais. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. Dentro da praça são analisados os canais, cobertura, variedades, locais, estoque e transporte.
O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.
As decisões de canais de distribuição afetam diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos a longo prazo. Apesar de ser tão importante para as empresas, a distribuição ainda é um tema que pouco interessa para algumas se comparado aos demais P’s. Por outro lado, existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial competitivo.
Seja o produto: um automóvel, uma garrafa de Coca-Cola, um tênis Nike, aparelho de celular, pacote de bolacha ou qualquer outra coisa, de alguma forma ele precisará ser posto à disposição de milhões de pessoas.
Desenvolvimento
São várias as formas de distribuição. Dentre as principais estão: • Distribuição direta: Ocorre quando o produtor do serviço ou produto vende diretamente ao consumidor. Exemplo: algumas empresas utilizam-se das chamadas “lojas da fábrica”, nas quais fabricantes de produtos vendem diretamente aos consumidores. Também pode-se citar os