Economia internacional 1
Economia Internacional (IEE201)
Seção 1: Globalização Produtiva e Financeira
Definição globalização. Mundialização.
• “A mundialização corresponde à expansão e harmonização dos laços de interdependencia entre as nações, as atividades humanas e os sistemas políticos em escla mundial. Este fenômeno afeta as pessoas na maioria da áreas com efeitos e temporalidades próprios. Ele faz referência tamném às trasnferencias e trocas internacionais, de bens, mão-de-obra e conhecimento.” • Mundialização faz referência ao conjunto de fenômenos que resultam da abertura crescente das economias às mercadorias e aos capitais estrangeiros. Guillochon (2008)
1
17/08/2011
Um pouco de história...
• Guillochon (2008) afirma que a globalização/ mundialização das economias ocidentais tem seu primeiro movimento importante quando das navegações do século XVI. Nessa época, o crescimento do comércio exterior é notável, baseado na triangulação dos fluxos envolvendo comércio de escravos, produção e exportação de bens primários para as metrópoles e exportação de bens manufaturados para as colônias e demais países. • CEPAL (2002) afirma que o processo contemporâneo de internacionalização data da emergência do capitalismo na Europa nos fins da Idade Média.
História moderna: identificação de 3 fases de intensa internacionalização das economias nacionais
• 1870-1913: esse é um período marcado por forte intensificação do comércio internacional, puxado mais pela redução dos custos de transporte do que pela liberalização das economias nacionais (ao contrário, época de forte protecionismo) e dos fluxos de mão-de-obra e de capital. Tal ciclo de internacionalização é interrompido pela IGM, sendo retomado apenas após finda a IIGM. 1945-1973: esse período, conhecido como a “idade de ouro” para as economias centrais que viveram período de forte crescimento, foi marcada por forte expansão do comércio internacional, ainda que com menor intensidade relativamente ao ciclo