praticas
1- O que significa afirmar que “ Somos feitos de tempo”?
Resposta: Significa que somos seres que mudam como tempo, tanto nas ações, quanto nos pensamentos, produzindo a cultura a qual pertencemos.
2- Explique porque a preservação da memória da história, a reconstituição do passado, o reato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todo os tempos e em todos os lugares?
Resposta: A cada geração que passa ocorre a modificação de cultura da história passada e, assim sucessivamente, embora modificado esse passado, ainda existe e por isso é lembrado
3- Resumir os quatro argumentos do Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
Resposta: -Para cultivar um saudável ceticismo- serve para nos atualizarmos, evitando que tudo permaneça do mesmo modo, além de promover a consciência crítica.
-Para compreender a lógica das identidades múltiplas- É importante que o professor saiba da história da Educação para poder compreender os diversos tipos de identidades, podendo ser étnicas, culturais e religiosos.
-Para pensar os indivíduos como produtores de história- Conclui-se que não existe o passado sem o presente, além de criaturas somos criadores da nossa própria história.
-Para explicar que não há mudança sem história- Mostra que o professor tem opção de ser tradicional ou inovador, lembrando pelo excesso ou por defeito, ele é quem tem que querer a mudança. Aqui ficam quatro argumentos, que permitem esboçar uma resposta a pergunta, Para que a história da Educação?, são muitos os exemplos suscetíveis de confirmar. A importância de desenvolvermos uma atitude crítica face a modas pedagógicas, de analisarmos o jogo de identidades no espaço educativo, de situarmos a nossa própria existência na narrativa histórica e de compreendermos que a mudança se faz sempre a partir de pessoas e de lugares concretos.