Praticas
Alegoria da Caverna, Alienação e Ideologia, A Ilha
Para Platão os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade, no mito os prisioneiros somos-nos, que enxergamos e acreditamos em imagens criadas pelo mundo e informações que recebemos a cada dia de nossa vida. No texto a caverna simboliza o mundo pois apresenta imagens, que não nos mostra a realidade. Só conhecemos a realidade quando nos libertamos das influências sociais e culturais, ou seja, quando saímos da caverna.
O mito da caverna é conhecido como “alegoria da caverna” ela é considerada uma das mais importantes alegorias da historia da filosofia. É possível conhecer uma importante teoria platônica como através do conhecimento é possível captar existência de um mundo sensível, conhecido através dos sentidos e do mundo inteligível conhecido somente através da razão.
A Historia fala sobre prisioneiros desce nascidos que vivem presos em correntes numa caverna e que passam o tempo todo olhando para parede do fundo, que iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetada sombras de estatuas representando pessoas,animais,plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia.Eles ficam analisando assombras e dando nome.
Sócrates foi morto pelos cidadãos de Atenas, inspirando Platão à escrita da Alegoria da Caverna pela qual Platão nos convida a imaginar que as coisas se passassem, na existência humana, comparavelmente à situação da caverna: ilusoriamente, com os homens acorrentados a falsas crenças, preconceitos, ideias enganosas e, por isso tudo, inertes .
Não se ensina democracia através de praticas pedagógicas antidemocrática. A democracia coloca condições de igualdade entre os