Praticas profissionais
Actualmente tem se verificado um aumento significativo do volume de negócios e, como é sabido, para que um investimento seja lucrativo o negócio deve ter retorno para sua operacionalidade e expansão.
Daí surge a necessidade de se recorrer as instituições financeiras em busca de um financiamento mediante um compromisso de pagamento numa data futura. A recuperação destes empréstimos é que constitui na maioria das vezes a incerteza, e por isso, um risco a correr por parte das empresas que têm a concessão de empréstimos como sua actividade.
Objectivo geral • Analisar a gestão de risco de crédito nas instituições financeiras
Objectivos especificos • Analisar as formas de administração de risco de crédito • Abordar as formas de mitigação do risco de crédito
Metodologia de pesquisa
O presente trabalho foi elaborado com base em: • Pesquisa Bibliográfica e • Pesquisa de Campo.
A escolha por essa metodologia para o caso de pesquisa bibliográfica assenta-se no facto de o trabalho em apreço, ser elaborado a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos periódicos e material disponibilizado na Internet.
3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Aspectos Conceptuais
3.1.1 Risco
Para SILVA (2008), o risco existe quando o tomador de decisões pode basear-se em probabilidades objectivas para estimar diferentes resultados, de modo que sua expectativa se baseia em dados históricos e, portanto, a decisão é tomada a partir de estimativas julgadas aceitáveis pelo tomador de decisões.
3.1.2 Crédito
Consiste na entrega de um bem ou de um valor presente mediante uma promessa de pagamento em data futura. Isso significa, em termos financeiros, a expectativa de recebimento de um montante de dinheiro numa data futura.
3.1.3 Risco de crédito
Para MARSHALL risco de crédito são flutuações de valores de lucro líquido ou activo líquido resultantes de um determinado tipo de evento