Pratica Profissional
A prática profissional deve estar inerente à formação docente, pois o professor deve estar apto a corresponder os desafios apresentados no atual cotidiano escolar, desafios estes que devem ser vivenciados e conhecidos.
Segundo Grochoska (2011), para que consigamos entender intimamente a organização escolar, é preciso observar os indivíduos que fazem parte da escola bem como sua relação com o processo educativo.
A dimensão da prática deve ser apresentada ao futuro professor, pois o contexto atual da educação exige que se rompa com a prática de aplicar apenas uma teoria aprendida e repetir metodologias usadas em anos anteriores. “o professor, a partir do momento que decide por esta profissão tem um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne crítico e reflexivo, podendo assim adaptar sua prática em sala de aula de acordo com os contextos.” (Grochoska, 2011, p.28)
O papel do professor transcende a simples transmissão do conhecimento, mas este profissional deve formar o aluno como um sujeito pensante, capaz de fazer suas próprias escolhas, que seja o protagonista de sua história, um cidadão consciente e que busque construir uma sociedade melhor. Para isto, é necessário que o docente seja um ser crítico e reflexivo, para assim, poder suscitar em seu educando a criticidade e o anseio pela reflexão. Neste contexto, a pesquisa ocupa papel primordial, uma vez que é através desta busca pelo saber e pela formação constante do profissional, que se constrói o professor que o sistema educacional tanto anseia. O presente relatório de pesquisa foi elaborado através da observação do ambiente escolar, bem como entrevista com os professores da instituição pesquisada e pesquisa sobre organização escolar e prática pedagógica.
Desta forma, esperamos aprofundar nossos conhecimentos sobre a realidade da escola, seus desafios e principalmente sobre seu papel na sociedade atual.2.