PRATICAS PEDAGOGICAS 1
Falar de práticas pedagógicas é falar orientação pedagógica sobre a educação que partilhamos. De um modo geral, é considerada como um suporte de experimentação do ensino. Cada área disciplinar comporta um tipo específico de práticas pedagógica que é explorada através de diversos recursos de domínio.
A Prática Pedagógica é definida como a componente real da supervisão pedagógica em que decorre o ensino acompanhado com vista a elevar o grau da qualidade da aprendizagem do educando. Na formação de professores é assumida como um instrumento aprendido pelos futuros professores na prática, a ensinar e ajudados pelos supervisores ou tutores.
Dentre este e vários outros assuntos de mera importância para estudantes universitários são abordados neste trabalho.
1. Usando palavras tuas defina o conceito de Práticas Pedagógicas.
Práticas Pedagógicas é um conjunto de instrumentos de orientação pedagógica, que é usado pelos professores durante a sua formação como um guião real e prático, trazendo para o professor capacidades, competências e habilidades que poderão garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
2. Que relação se estabelece entre o ensino e a supervisão pedagógica na formação de professores?
De um modo geral, posso dizer que o processo de ensino e aprendizagem consiste na transmissão de conhecimento (ensino) e aquisição de conhecimentos (aprendizagem). Como as práticas pedagógicas constituem uma orientação, instrução, uma componente da supervisão pedagógica, completam assim o seu comprometimento.
Supervisão pedagógica associa-se a funções de superintendência, vistoria e ou fiscalização. É também uma componente muito importante para as escolas e as instituições de formação de professores.
Assim sendo, não se faz uma supervisão sem competências pedagógicas. Um Supervisor é um professor, em princípio mais experiente e mais informado que orienta outro professor ou um futuro professor no desenvolvimento profissional (Alarcão e