Praticas Pedag gicas
Produzir um texto que relaciona o filme “A Central do Brasil” a questão do Analfabetismo e a Exclusão Social.
Assistindo ao filme Central do Brasil, percebemos que o mesmo abre uma janela para importantes aspectos da nossa sociedade: Ausência de ordem, a violência, a pobreza física e intelectual, a invasão agressiva dos espaços. Estabelece uma oposição entre a sociedade carente urbana e a sociedade carente rural nordestina.
A ausência de uma hierarquia representativa por parte do nossos políticos fica evidente a marginalização financeira e cultural de todo um povo que analfabeto, fica entregue às mãos de critérios autoritários de indivíduos sem nenhum escrúpulos. Indivíduos que mantém o poder de interferirem na vida das pessoas, só por terem acesso à cultura.
Com a crescente massa de imigrantes nordestinos que abandonou suas cidades de origem na ilusão de conseguirem uma vida melhor, acabam somando ao contingente de necessitados nos centros urbanos, e são tratados como descartáveis pela sociedade e esquecidos pela família.
Num ato desesperador, muitos acabam entrando para a criminalidade.
Da maneira abordada no filme, ficou claro que a linguagem, ou o ato de ler e escrever, não revela apenas nossos pensamentos e sentimentos, mas nos mostra também o que somos socialmente, ou seja, revela nossa posição social, níveis escolares, em qual tribo pertenceram, nosso gosto cultural e nos revela como enxergamos o mundo.
No filme a professora tinha o conhecimento científico, mas não possuía os valores que são fundamentais para dar sentido à vida. No relacionamento professor-aluno, também se observa esse processo de ensino aprendizagem, pois muitas vezes o professor pode aprender e não somente ensinar o aluno.
O filme compara diferentes realidades, nos posiciona perante grandes problemas nacionais de comunidades linguísticas desde a central carioca até o nordeste brasileiro, numa visão contextual, onde o letramento, o uso de texto escrito em contextos