PRATICA PEDAG GICA
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
Ciências Biológicas – Etapa III
Mayuri Mendes Coimbra
RA 1077372
Teófilo Otoni/MG
Novembro/2014
Resumo
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, sendo dividida em três níveis, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
O acesso a escolaridade é um direito garantido e implica responsabilidade dos pais sobre os menores de idade.
A LDB foi criada com finalidade de organizar e padronizar a educação no âmbito nacional, bem como, definir as obrigações de cada ente da federação. Dessa maneira não haverá centralização de responsabilidades
Uma das finalidades da criação das DCNEM foi a de vincular a educação com o mundo do trabalho e a prática social.
As DCNEM defendem que a escola procure educar para a sensibilidade, política da igualdade e ética da identidade.
Os elementos constituem uma pedagogia de qualidade, segundo as DCNEM são: 1. Identidade; 2. Diversidade; 3. Autonomia.
As propostas pedagógicas das escolas deverão assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para: a) Educação Física e Arte, como componentes curriculares obrigatórios; b) Conhecimentos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania.
Espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade nova, cujo exercício reúna conhecimentos e informação a um protagoniza responsável, para exercer direitos que vão muito além da representação política tradicional: emprego, qualidade de vida, meio ambiente saudável, igualdade de homens e mulheres enfim, ideais afirmativos para vida pessoal e para a convivência.
Os saberes das áreas de conhecimento do Ensino Médio são: I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; II - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; III - Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Introdução
Este