Casos
Profª. Nidia
Dados para discussão:
1) Construção de uma barragem, por causa dela, parte das terras de alguns agricultores foi inundada, ocasionando uma redução na capacidade produtiva destes, que ficaram sem as áreas mais férteis de sua propriedade. A barragem foi construída para produzir energia elétrica e abastecer a região, portanto representava a construção de um elemento de desenvolvimento que possibilitaria a industrialização, com criação de emprego e aquecimento do comércio local, além de várias oportunidades de negócio e lazer. Na realidade, os habitantes da região melhoraram o seu nível de conforto com a disponibilidade de energia e o acesso a comodidades que ela propicia. Então os mesmos agricultores que tiveram as suas terras reduzidas passaram a contar com energia elétrica e com um estoque d’água para irrigação. Além disso, houve melhoria no comércio local com a geração de empregos e a população teve acesso aos meios de comunicação.
Identifique:
a) Externalidades positivas;
b) Externalidades negativas;
c) Ótimo de Pareto;
2) Defasagem escolar: Num determinado município, havia uma defasagem escolar de crianças de 10 a 14 anos era de 2,2 anos, sendo que na região a defasagem era de 1,6 ano. Ao se procurarem as causas, observou-se que os agricultores precisava de mão de obra na lavoura e não dispunham de recursos para contratá-la, retiravam as crianças das escolas para ajudá-los.
Identifique:
a) Quais os problemas:
b) Causas do problema:
c) Qual a medida a ser tomada?
3) Gestão pública: A um grupo de alunos formandos do curso de administração foi dada a tarefa de propor medidas para melhorar a saúde da população local. Discutindo a questão, a equipe definiu os primeiros procedimentos:
a) Adotar como indicador de saúde da população a saúde de suas crianças menores de 11 anos;
b) Assumir como saudáveis todas as crianças menores de 11 anos com peso e altura normais;
c) Usar o percentual de crianças saudáveis (peso e idade normais) da região como