praticas orientais
Para leigos, primeiramente é preciso que tenham motivação para ir até um templo e conhecer melhor a filosofia, buscar alguam prática que te faça bem, após isso começamos a falar que podes ser identificado com um leigo que vive no mundo, ou seja, tentar passar para as pessoas de seu convívio um pouco do que a filosofia ensina, realizar práticas (meditação, recitar mantras). Geralemnte os encontros occorem uma vez por mês e os leigos recebem ensinametos de um Lama ou um Riponche.
2- Como funciona a hierarquia dentro de um templo? Não possui uma hierarquia, as comunidades budistas são muito informais. A única regra existente é que só a pessoa só pode se formar um Lama (professor espiritual) se estudar com um Riponche.
3- O que faz uma pessoa ser considerada um praticante do Budismo realmente?
Após seguir os passos que eu mencionei acima, a pessoa deve usar dos ensinamentos que aprende em cada encontro, deve espalhar a bondade e a alegria sempre, ajudar ao próximo, contribuir sempre para a melhor das pessoas que estão ao seu redor ou que passam por sua vida.
4- Como o Budismo entende as doenças mentais?
Entendo que o método que Buda utilizou foi psicologia pura. Meditação libera a mente e ajuda a pessoa a ver melhor seus problemas. é muito amplo, a gente adoece dentro da existência condicionada, a doença é vista como um desequilibrio, a pessoa deve primeiramente fazer um tratamento adequado e depois procurar uma prática para não ter recaídas em nível maior. Nos dias que hoje, convivemos com a falta de liberdade, falta de espontaneidade, o ser nasce livre e acaba adoecendo com tantas repressões ao longo da vida. Nós acolhemos e damos o suporte espiritual, com o corpo são, a mente também fica sã.
5- Qual é o principal ensinamento do Budismo?
Não crie sofrimentos,