Praticas Monopolistas
PRÁTICAS MONOPOLISTAS
As bases do capitalismo propõem um mercado baseado na livreconcorrência, mas o monopólio é uma forma segura de aumentar drasticamente a lucratividade. O monopólio é uma disputa desleal
OLIGOPÓLIOS
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos.
FORMAS MONOPOLISTAS MAIS
FREQUENTES
TRUSTE: um conjunto de empresas se une ou se funde e faz acordos e combinações financeiras, controlando o capital conjunto e centralizando as decisões, embora, em muitos casos, preservem a identidade das empresas. A prática mais comum é o estabelecimento de uma política de preços elevados que assegure altas margens de lucros e o controle do mercado.
EXEMPLOS: grupo Bradesco, grupo Globo, grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim, que concentra operações em setores de base da economia como cimento, mineração e metalurgia, siderurgia, celulose e papel, suco. CARTEL: empresas independentes, normalmente de um mesmo setor já oligopolizado, age de comum acordo, seguindo uma mesma orientação quanto a práticas comerciais, controle de matérias-primas, divisão de mercado e cotas de produção.
EXEMPLOS:
A OPEP é um dos maiores exemplos!
• Em setembro de 2004: empresas aéreas. • Em 2007: postos de gasolina em João
Pessoa – PB
• Em 2008: postos de gasolina em Belo
Horizonte – MG
HOLDING: dentro de um agrupamento de empresas, uma delas controla as outras, suas subsidiárias, por meio do controle acionário. Normalmente não tem nenhuma atividade produtiva, mas centraliza a administração e dita a política do grupo, controlando o capital das empresas integrantes.
São consideradas o