Praticas integradoras IV
R.A: 162701
Polo Presencial: Campo Grande - MS
Atividade 1 – Práticas Integradoras IV
Sucesso e Fracasso: sentimentos – Parte I – Segundo Philip Kotler (o pai do
Marketing moderno)
“O sucesso é na verdade, um sentimento que você tem quando alcança seus objetivos.
E fracasso é o sentimento que você tem quando não o alcance. Mas o fracasso pode ser visto como uma oportunidade, quando se aprende alguma coisa”.
Kotler comentou em sua entrevista que Peter Drucker é uma pessoa, que ele, por suas ideias, o admira, Drucker elegia a eficiência como uma das vedetes do mundo corporativo.
Dizia que seja num quartel, na indústria automobilística ou mesmo numa pequena sapataria, por exemplo, a eficácia seria um divisor de águas no processo diário de produção. Inteligência emocional e qualificação técnica não mais seriam garantia de sucesso no comando de qualquer negócio, independentemente do porte, setor ou poderio econômico. Esse conjunto de competências, obviamente essenciais para a sobrevivência no mercado, só terá validade se for traduzida em resultados. E só atinge este estágio através da eficiência, comprometimento e motivação. A motivação ganha robustez porque se trata de um compromisso indissolúvel de você com você mesmo. Esse diferencial vai garantir competitividade, visibilidade, e uma proteção adicional num período de turbulência. Obviamente que a motivação não é um produto disponível nas gôndolas do supermercado. Mas existem algumas maneiras de conquistá-la, embora os gurus das políticas de recursos humanos indicam que não há regra geral ou um tipo de doutrina especial. As decisões dependem única e exclusivamente da sua própria conveniência. Kotler fala também de estratégia vencedora, e que existem empresas vencedoras, ele cita algumas estratégias, algumas delas:
•
Ser capaz de cobrar o menor preço e agregar um grande valor é uma vitória;
•
Ter o produto de melhor qualidade;
•
Ser uma empresa de produtos altamente inovadora;
•
Inovar o