Praticas de quimica
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
QUÍMICA GERAL I - Separação de uma mistura - CROMATOGRAFIA
OBJETIVO: Separar uma mistura de cátions.
1. Introdução A necessidade de separação de componentes de uma mistura surge freqüentemente no trabalho do químico. Seja na preparação de amostras para analise, no isolamento de um produto natural, ou no isolamento de uma substancia obtida sinteticamente que deve ser separada dos produtos secundários e reagentes de partida não transformados.
A escolha da técnica de separação utilizada dependerá da natureza da mistura e das substâncias presentes, e das quantidades relativas dos componentes. Nem sempre é possível, ou prático, separar algumas substâncias na sua fase original e é preciso então fazer uma derivação, ou transformação da substância para a forma que possa ser separada. Esse processo normalmente só é desejável se a forma derivada puder ser reconvertida com facilidade à forma original.
PARTE 1. Separação dos componentes da Mistura
Técnica de separação: Cromatografia em Papel
Você receberá soluções aquosas de cada um dos sais CuSO4, NiCl e FeCl3
1. Preparo da amostra para cromatografia em papel
Corte três papéis de filtro numa faixa de tamanho aproximadamente 10,5 x 6 cm. Com lápis (grafite) faça uma linha reta a ± 1,5cm de uma das extremidades do papel.
Pegue uma pipeta Pasteur e coloque a ponta dentro da solução de CuSO4, assim pegando um pouco do líquido.
Remova o excesso de solução da ponta da pipeta antes de tocar no papel.
Aplique um pouco da solução na linha reta desenhada no papel de filtro, numa distância aproximada de 1 cm das laterais do papel.
Tenha cuidado para que a solução difunda o menos possível no papel, produzindo assim uma mancha bem definida e pontual.
Repita este processo, no mesmo papel, para as outras soluções de cátions que você recebeu, aplicando-as uniformente na linha de lápis.
Todo esse