Praticas de Ensino na Comunidade
O conceito de saúde e doença varia de acordo com cada época, cultura, religião, classe social. Em algumas épocas onde as verdadeiras causas das doenças eram desconhecidas, as pessoas achavam que as doenças eram castigos divinos.
Hipócrates via o ser humana como uma unidade organizada e a doença era desorganização desse Estado. Galeno via a doença de forma que estaria dentro do próprio homem na constituição física ou no desequilibro de alguns hábitos. Paracelsus acreditava que a doença acreditava que as doenças eram causadas por agentes externos, ele defendia que se a doença no corpo humano é química os melhores remédios também tinham que ser químicos. Renê Descartes tinha como conceito a saúde o silencio dos órgãos. Pascal entendia a doença como a arte de viver e a arte propriamente dita, nessa época a saúde era ate dispensável, principalmente no caso de poetas e músicos.
O conceito de saúde diz respeito ao reconhecimento do direito de saúde e obrigação do Estado na promoção e proteção. A amplitude desse conceito acarretou criticas. A resposta a isso foi dada pela Conferencia Internacional de Assistência Primaria a saúde tratando o problema da água, no controle de doenças endêmicas como a malaria e a varíola . Por isso a saúde é um direito de todos e dever do Estado garantir a redução dos riscos de doença.
A saúde está relacionada com as condições de vida, as epidemias afetam mais nas comunidades pobres que são considerados determinantes e condicionantes sociais. A promoção de saúde tem como objetivo fazer com que a comunidade se capacite para atuar de forma que não perceba somente a ausência de doenças, mas que busquem medidas a serem realizadas para que conservem ou recuperem sua saúde, mas para que isso aconteça depende da participação do governo, dos profissionais de saúde e da própria população.
O SUS tem como principio universalidade, igualdade, equidade, descentralização, integralidade, regionalização e a participação social. A