Antropolia cultural
RESUMO
Esta matéria é um esforço de interpretação antropológica e teológica da sociedade moderna, trazendo através do conceito da Etnoteologia, a expressão da teologia num contexto cultural. A interpretação e estudos aqui desenvolvidos penetram nos valores culturais e no chamado bíblico a um estilo de vida superior aos padrões do mundo e da modernidade. Nosso objetivo é apresentar a cultura do reino de Deus como um caminho superior e mais excelente, relevante para todas as culturas.
Palavras-chave: Etnoteologia; Antropologia Cultural; Cultura; Cultura do Reino. ETNOTEOLOGIA E ANTROPOLOGIA CULTURAL
Ao abraçar os fundamentos da Antropologia, estaremos nos detendo em uma de suas importantes ramificações, a Antropologia da Religião, visto que a religião é um componente da cultura de suma importância. A religião e cultura estão intimamente ligadas entre si. Estaremos abordando os domínios da Antropologia e os da Teologia, detendo especificamente no campo da Etnoteologia, sendo este o ponto de junção, “interjeição” entre as duas ciências, a Antropologia e a Teologia. Paralelamente à delimitação dos domínios, definição e fundamentação, estaremos trazendo uma compreensão e fixação nítida da Antropologia Cultural, permitindo-se assim uma visualização da sublime importância da cultura.
Os conceitos antropológicos são muito amplos, e vários os ramos da antropologia, mas para este estudo da Etnoteologia e Antropologia Cultural estaremos dando uma fundamentação em sete ramos e conceitos concernentes à defesa da Etnoteologia.
1. O que é cultura?
A cultura é o conjunto de comportamento, de valores e das crenças culturais de uma sociedade. “Culturas são sistemas (de padrões de comportamento socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos. Esse modo de vida das comunidades inclui tecnologias e modo de organização econômica, padrões de estabelecimento, de