PRATICA5
Caroline Soares Cunha Ra:
Gabriela Martins Cardoso Ra:31211020
Izabel de Oliveira Santos Ra:31123796
Teresa Cristina Augusta Ra: 31111702
Turma: ENGQESPM- RJA
Prática 5 - Determinação da constante calorimétrica
1. Introdução
Todos os processos físicos e químicos envolvem liberação ou absorção de energia. A determinação da quantidade de energia é utilizada para o estabelecimento das condições ideais em processos industriais, favorecendo ou evitando acidentes que podem causar contaminações e mortes.
Segundo Simoni & Jorge (1990), a medida dessa energia é feita em calorímetros. Calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente usado para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois corpos de temperaturas diferentes. Os calorímetros são classificados de acordo com as trocas térmicas. São considerados adiabáticos quando não há troca entre a célula e o ambiente (fronteira adiabática); isotérmicos quando as trocas de calor entre a célula e ambiente são intensas (fronteira diatérmica) e isoperibólico quando o ambiente está a uma temperatura constante e as trocas de calor entre as duas partes são pequenas.
Com o intuito de estudar as trocas de calor entre dois ou mais corpos, principalmente quando um deles está no estado liquido, é conveniente possuir um recipiente adequado, que permita obter o valor das quantidades de calor térmico entre os corpos.
2. Objetivo
Determinar o calor absorvido pelo calorímetro.
3. Parte experimental
Materiais:
Calorímetro, termômetro, béquer.
Procedimento:
1) Coloque no calorímetro 50,0 mL de água a temperatura ambiente.
2) Meça a temperatura da água.
3) Coloque 50,0 mL de água em um béquer juntamente com esferas de porcelana.
3) Aqueça o béquer com 50,0 mL de água em torno de 70°C.
4) Meça exatamente a temperatura desta água.
5)