A pratica da Metodologia Ativa
A prática da Metodologia Ativa
Melo BC, Sant’Ana G
Artigo original
A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensinoaprendizagem
The practice of Active Methodologies: student’s comprehension while author of teaching-learning process
Bárbara de Caldas Melo1
Geisa Sant’Ana1
RESUMO
1
Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde / Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. BrasíliaDF, Brasil.
Correspondência
Geisa Sant’Ana
SQN 310 Bloco M apartamento 414, Asa
Norte, Brasília-DF. Brasil geisa.santana@globo.com Recebido em 20/março/2013
Aprovado em 07/junho/2013
Introdução: Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem (MAEA) possibilitam de trazer o estudante para o centro da discussão, sendo ele o responsável pela construção do seu conhecimento. Há 10 anos a
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) trabalha com uma proposta de ensino que utiliza o currículo integrado e flexível, de modo que facilite a articulação entre teoria e prática.
Objetivo: O presente estudo investiga a adaptação do discente do curso de Enfermagem em sua formação acadêmica na metodologia ativa, analisa as vantagens e fragilidades dessa metodologia e habilidades adquiridas para a vida profissional.
Método: Realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo survey utilizando como instrumento da coleta de dados questionários semiestruturados específicos para este estudo, com amostra selecionada de forma randomizada, composta por 60 estudantes do curso de Enfermagem da
ESCS, pertencentes a 2ª, 3ª e 4ª séries. Os dados foram analisados pelo programa Epi Info.
Análise: Evidenciou-se que 86% dos estudantes estão adaptados a metodologia ativa, considerando ser críticos-reflexivos e valorização do trabalho em equipe como vantagens e, como fragilidades, a maturidade que é exigida do discente e a falta de suporte do docente como facilitador do ensino.
Conclusão: O discente se sente cada vez mais autônomo e capaz de desenvolver