pratica
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRÁTICA Nº 7
CALORIMETRIA
Alunos:
Turma: 2014.1
Disciplina: QUÍMICA GERAL I
Professor: GILSON LIMA
Caruaru, 29 de Julho de 2014.
PRÁTICA Nº 5
CALORIMETRIA
Trabalho acadêmico da disciplina de Química Aplicada do curso de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Campus Agreste (CAA).
Professor: Gilson Lima Silva
Caruaru, 29 de Julho de 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVOS. 4
2. MATERIAIS E METODOS 5
2.1. MATERIAIS 5 2.2. REAGENTES 5 2.3. PROCEDIMENTOS 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
3.1. DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORIMETRO. 8
3.2. DETERMINAÇÃO DE CALORES DE REAÇÕES 8
4. CONCLUSÕES 12
5. REFERÊNCIAS 13
6. ANEXOS 14
1. INTRODUÇÃO
Em termodinâmica, Calorimetria é a parte da ciência física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma decalor.Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A Calorimetria é uma ramificação da termologia.
Informação calorimétrica é crucial para determinar como as reações químicas podem ser transferidas com segurança do laboratório para a fábrica. Juntamente com o trabalho de desenvolvimento químico, a calorimetria fornece as informações necessárias para avaliar o risco, escalabilidade e criticidade de um processo. Esta, também tem como finalidade ajudar a identificar os problemas relacionados com a energia, a transferência de massa ou mistura além de permitir o perfil adequado de temperatura, agitação ou dosagem on-line.
Calor - Energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. Pode ser adicionado ou removido de uma substância. É medido