Pratica sistemica do design
INTRODUÇÃO Através dos anos o Design sofreu diversas transformações, antigamente os designers projetavam com um único propósito, com um único conceito, estavam mais ligados a parte física do produto do que quaisquer outros conceitos. Com sua evolução o designer pode adquirir mais conhecimento e unir o útil ao agradável, a estética e o funcional, juntos em um só produto, pode pensar diversas formas de proporcionar bem estar e conforto em sua prática.
ABORDAGEM DO DESIGN
- DESIGN INDUSTRIAL: Devido às transformações do design, a cada dia que passa ele tem feito mais parte do nosso cotidiano com sua variedade de produtos para o nosso consumo. O design atua em nossos meios sem percebermos a importância e darmos a sua valorização de fato. “Se considerado com a devida responsabilidade, o design poderia ser a verdadeira base sobre a qual o ambiente humano, em todos os seus detalhes, é moldado e construído para o aperfeiçoamento e deleite de todos.” (HESKETT, 2008, p.9).
Dessa forma o design não só contribui para o lado estético e funcional, mas para o bem estar social. Quanto a sua prática o design se manifesta em qualquer área da comunicação e conhecimento desenvolvendo inovações para o cotidiano da sociedade consumista.
- DESIGN GRÁFICO:
Designer de comunicação: ‘’Quem possui a sensibilidade, habilidade e experiência e/ou treinamento profissional para criar designs ou imagens para reprodução em qualquer meio de comunicação visual, e quem pode participar do design gráfico; ilustração; tipografia; caligrafia; do design de superfície para embalagem; ou do design de padrões, livros, dos materiais de publicidade e anúncios; transmissão, interação ou design ambiental; ou de qualquer outra forma de comunicação visual.’’
(ICOGRADA, 2007). Considerando as diversas funções do design, sua definição pode ser alterada conforme a atividade desenvolvida, considerando o meio da atuação.
ABORDAGEM SISTÊMIA