pratica quimica
Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Curso de Biotecnologia - FCBA
RAFAELA PEREIRA DUARTE
PRÁTICA 3 – PREPARAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
Dourados - MS
2013
INTRODUÇÃO
A solubilidade é muito importante em processos realizados em laboratórios de química orgânica, pois grande parte dos processos são efetuado em solução, ou envolve propriedades relacionadas á solubilidade dos compostos. Por meio de testes de solubilidade é possível classificar compostos orgânicos, podendo indicar polaridade, geometria e composição atômica. Um exemplo onde a solubilidade tem extrema importância é em métodos de extração de produtos e separação de misturas.
Para que ocorra dissolução as interações entre os solutos devem ser rompidas e assim ocorrer uma nova interação entre soluto e solvente. Geralmente os solutos polares se dissolvem em solventes também polares e substancias apolares se dissolvem em solventes também apolares, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Entretanto, isso não é uma regra que se aplica a todos os casos de solubilidade.
A dissolução pode depender de alguns fatores como a natureza do soluto e solvente, e da temperatura. È necessário analisar estruturas moleculares (tipo de interação) para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes. Se a força intermolecular já existente nos compostos for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação original. Mas, se a nova interação for mais forte, o soluto se solubilizará, rompendo as ligações intermoleculares das substâncias.
Em questão de intensidade, a ligação mais forte é a ligação de hidrogênio, que é seguida da força dipolo permanente e a mais fraca é a força de dipolo induzido. A água e o óleo, por exemplo, são imiscíveis pelo fato de terem polaridades diferentes, mas deve-se levar em consideração também que a atração