Pratica: Osciloscopio
OSCILOSCÓPIO
Nomes: Álvaro Gonçalves da Silva Hernandes Dias de Oliveira
Belo Horizonte
2014
1. INTRODUÇÃO
i. O osciloscópio é um equipamento que permite ao técnico observar as variações de tensão elétrica em forma de figura em uma tela. Através do osciloscópio, é possível pesquisar e analisar defeitos em circuitos eletrônicos e elétricos. Na sua tela, as imagens são formadas unicamente pelo movimento rápido de um ponto na horizontal e vertical, como em um aparelho de televisão. Quando o movimento do ponto é rápido, a imagem que se observa na tela é uma linha. As imagens se formam na tela do osciloscópio mediante movimentos simultâneos no sentido vertical e horizontal.
b. A figura a seguir mostra um modelo de osciloscópio de traço simples com o painel de controle e entrada de sinal em primeiro plano.
2.
3. Tubo de Raios Catódicos com Tela Fosforescente
a. O tubo de raios catódicos é o elemento essencial do osciloscópio. Este consiste numa ampola de vidro fechada no interior da qual se encontram, sob vácuo (cerca de 10-3 mbar), os seguintes componentes:
Canhão eletrônico;
Sistema de desvio magnético ou eletrostático;
Anteparo fosforescente em sulfureto de zinco.
4.
5. A Fig. 2 mostra o diagrama simplificado do tubo de raios catódicos.
6. Canhão Eletrônico
a. O canhão eletrônico é o dispositivo que produz e controla o feixe de elétrons que, mostrado na Fig. 3, podem ser subdivididos em três partes principais:
7. Cátodo emissor de elétrons
a. Este é constituído pelo filamento F que quando aquecido, pela passagem de corrente elétrica, promove a emissão de elétrons do cátodo C por efeito termiônico. Os raios catódicos são obtidos em vasos fechados a pressões inferiores a cerca de 10-3mbar, encerrando dois eletrodos, aos quais se aplica um potencial suficientemente elevado. Estes raios são formados por elétrons e,