Citações e Referencias
O autor distingue e caracteriza o conhecimento científico e os demais, com intenção de abordar as diferenças entre ambos. Sendo assim, inicialmente é feita uma homologia entre o conhecimento "em destaque" e o popular, por meio de exemplos, objetivando um melhor entendimento para o leitor. apresenta o que existe em comum entre os dois, deixando claro que o que os diferencia é a forma utilizada para obter o conhecimento desejado. Após esse breve entendimento, depara-se com as características de quatro tipos de conhecimento. O popular e o científico, ambos foram abordados e comparados anteriormente. O filosófico e o religioso, que serão apresentados mais adiante. Toda essa abordagem é feita para que se prove que o conhecimento científico lida com ocorrências e fatos, constitui um conhecimento contingente, possui características de verificabilidade sem dar espaço a " hipótese". Constituísse em conhecimento falível, por não ser definitivo, e por esse motivo é aproximadamente exato. Finalização do assunto com a conceituação de ciência, considerando a opinião do autor "Trijullo Ferrari", e a classificação e sua forma de divisão.
"Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá- lo de outros tipos de conhecimento existentes, para tal, analisemos uma situação histórica que pode servir de exemplo." (p.75)
"o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do "conhecer" " (p.76)
"Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o conhecimento de certos fenômenos que se deseja estudar" (p.80)
Questões interessantes foram levantadas no texto, a diferenciação dos conhecimentos, que se não fossem apresentadas com detalhes, da maneira q fizeram os autores, poderia tornar- se imperceptível. A linguagem utilizada