Utilização de instrumentos de medição
UFC
Experimento I – Utilização de Instrumentos de Medição
Prática realizada em 08/03/2012
Eliézio Farias do Nascimento - 0325693
Pedro Lucas Rodrigues Sousa - 0323511
Juraci Gomes de Aguiar Filho - 0310042
Março - 2012
Sobral - CE 1 OBJETIVOS DA PRÁTICA
Utilização do osciloscópio, gerador de sinais e multímetro. Medição de valores de tensão e sinais elétricos.
2 INTRODUÇÃO
Na análise de circuitos elétricos é importante a utilização de instrumentos de medidas elétricas. Os principais instrumentos analisados nesta prática serão: o osciloscópio, no qual é possível obter a visualização e a medição de sinais elétricos variáveis no tempo, o gerador de sinais, que gera sinais elétricos e controla a forma de onda (senoidal, quadrada ou triangular), a amplitude, a freqüência, a componente de tensão contínua, varredura de freqüência e muito mais e por fim o multímetro, capaz de medir medidas elétricas como corrente, tensão, resistência, potência, capacitância e ainda verificar a continuidade de circuitos ou testar diodos. Juntos esses instrumentos de medição são capazes de contribuir para uma análise segura e confiável dos problemas de análise de circuitos e de muitos outros problemas de eletrônica analógica.
3 MATERIAL UTILIZADO NO EXPERIMENTO:
Manuais do osciloscópio, gerador de sinais e multímetro, além de osciloscópio gerador de sinais e cabos coaxiais de 50 ohms.
Figura 1 Osciloscópio digital.
Figura 2 Gerador de Sinais.
Figura 3 Multímetro digital.
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL * PARTE 1
Com os equipamentos ainda desligados, conecte um cabo coaxial à saída do gerador de sinais e outro à entrada do canal 1 do osciloscópio. Lembre-se de ligar as garras de mesma cor. 1. Ligue os equipamentos e obtenha no osciloscópio uma onda senoidal de 1 kHz e 4Vpp. a) Configure o gerador de sinais, escolhendo a forma de onda e a faixa de frequência adequada. b) No osciloscópio,