Pratica Nº 2
ENGENHARIA DE PETROLEO
aluno 1 aluno 2
...
aluno n
Prática n°:02 (18/08/2014):
AVALIÇÃO E CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA
VILA VELHA
AGOSTO - 2014
Aluno 1
Aluno 2
...
Aluno n
AVALIÇÃO E CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora: Maria Alice Morena Marques
VILA VELHA
AGOSTO – 2014
INTRODUÇÃO
O procedimento de calibração envolve a determinação do peso da agua continua do aparelho ou descarregada pelo aparelho. Observa-se a temperatura da agua e, a partir da sua densidade na temperatura medida, calcula-se o volume.
Emprega-se, por meio de uma balança analítica, a medição exata da massa de uma a mostra, ou da massa de uma substancia solida obtida da amostra, ou na medida do volume de uma solução padrão cuidadosamente preparado que reage com a mostra; á essa operação denomina-se pesada. A maioria das balanças incorpora uma tara que permite que seja reequilibrado o peso de qualquer frasco, de modo que quando se coloca material no frasco o peso registrado corresponde ao material adicionado. A operação do controle da calibração faz aparecer no mostrador o peso do padrão interno da balança.
A capacidade de um frasco de vidro varia com a temperatura, por isso é necessário definir a temperatura na qual se pretende ser correta a capacidade. Na utilização de vidraria graduada para a medição do volume de líquidos. Deve se levar em conta também a expansão do liquido nas correções de temperatura. A precisão pode ser defina como a concordância de uma serie de medidas da mesma grandeza. A exatidão exprimiu a correção de uma medida, enquanto a precisão exprimiu a sua “reprodutibilidade”.
OBJETIVO DA EXPERIENCIA
A aula