Pratica de sustentabilidade - Introdução
Sustentabilidade é a utilização racional dos recursos naturais disponíveis para a satisfação das necessidades atuais de uma população, sem que essa utilização comprometa as futuras gerações. Através dessa definição fica claro um dos princípios básicos da sustentabilidade, a visão de longo prazo ao pensar na própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. A maioria dos estudos afirma que a sustentabilidade é formada por três dimensões: econômica, ambiental e social. A dimensão econômica não inclui apenas a economia formal, mas também as atividades informais que ao oferecerem serviços para os indivíduos, aumentam a renda monetária e o padrão de vida desses indivíduos. A dimensão ambiental estimula as empresas a considerarem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais, contribuindo para a integração da administração ambiental na rotina de trabalho, na utilização de matérias-primas renováveis, na adequação a um processo de reaproveitamento e reciclagem, etc.
A dimensão social consiste no aspecto social relacionado às qualidades dos seres humanos, como suas habilidades, dedicação e experiências, podendo abranger tanto o ambiente interno da empresa quanto o externo.
É possível continuarmos nos desenvolvendo e crescendo e ao mesmo tempo manter a continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira uma hora pode acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto estamos retirando dele.
Se podemos derrubar árvores para construir um prédio, por exemplo, podemos também plantar outras árvores para que as gerações futuras tenham, anos depois, frutas e sombra. O replantio de áreas degradadas é uma atitude que já vem sendo tomada, assim como o tratamento de rios e canais já degradados.
Assim como é necessário limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam, devemos fazer a nossa parte ao, por